O potencial dos games para a educação é enorme: os jogos, quando bem orientados didaticamente, podem estimular a coletividade, a criatividade, o protagonismo e a aprendizagem crítica. É exatamente isso o que vemos no projeto de gameficação desenvolvido pela equipe docente do PIBID História UFRR que atua no Colégio Conceição da Costa e Silva/Boa Vista, em Roraima.
PIBID é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Ele é uma política governamental de formação de docentes ao nível superior, valorização do magistério e melhoria da qualidade da educação básica que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (via Decreto n.º 7.219/2010 e Portaria 096/2013), administrado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que acolhe Projetos Institucionais de outras agências de fomento que perspectivem Programas da mesma natureza.
Três jogos para download
A equipe do projeto desenvolveu três jogos de tabuleiro de baixíssimo custo de montagem e de fácil compreensão: “Guardiões do Patrimônio”, “Desvendando os patrimônios” e “Eu sou Roraima: meu patrimônio é o meu lugar”.
A proposta dos três jogos é marcada pela valorização do patrimônio local. Todos os jogos podem ser baixados gratuitamente aqui. Não é difícil adaptar os três para outras localidades brasileiras. Por isso, ele pode ser útil para qualquer professor.
“O jogo foi concebido durante uma reunião entre os pibidianos da escola CEM X, juntamente com a supervisora Cleicimar Aniceto. Todos podem jogar, jogo não é apenas uma diversão, mas também um rico material informativo que valoriza a ancestralidade indígena, figuras importantes e a cultura do estado. O objetivo é aprender e se divertir enquanto se valoriza as raízes culturais.”, diz Jaime Rodrigues de Souza Junior, graduando que participa do projeto.
O livro do historiador Bruno Leal, professor da Universidade de Brasília, é destaque na categoria “historiografia” e “ensino e estudo”da Amazon Brasil. Livro disponível para leitura no computador, no celular, no tablet ou Kindle. Mais de 60 avaliações positivas de leitores.
A historiadora Marcella Albaine, professora de Ensino de História na UFRR e coordenadora do PIBID de História, também falou sobre a iniciativa:
“Os jogos são formas potentes de aprender de forma divertida. No caso dos criados pela equipe do PIBID História UFRR, eles contribuem para o aprendizado da História de Roraima, extremo norte do Brasil, ainda tão pouco conhecida. A autoria dos alunos, tanto os da educação básica quanto a dos licenciandos, está presente em todas as etapas de produção. Destaco também o trabalho articulado com as supervisoras na escola, parte fundamental do sucesso dessa iniciativa”.