Anacronismo e fake news são os “novos velhos” desafios da história

Debate marca o lançamento da coletânea “Novos combates pela história” e contará com a participação dos historiadores Bruno Leal, editor do Café História e professor da UnB, e Pedro Paulo Funari, da UNICAMP.
2 de maio de 2021

A Editora Contexto encerra seu mais recente ciclo de lives nesta segunda-feira, dia 3 de maio, às 19h, falando sobre o fenômeno da fake news e do anacronismo. O debate, que marca o lançamento da coletânea “Novos combates pela história”, organizado por Jamie Pinsky e Carla Bassanezi Pinsky, contará com a participação dos historiadores Bruno Leal, editor do Café História e professor da UnB, e Pedro Paulo Funari, professor da UNICAMP. O encontro terá ainda a mediação de Icles Rodrigues, editor do podcast História FM. A live será transmitida online e gratuitamente via Facebook e YouTube. Não há necessidade de inscrição prévia para participar.

De acordo com os organizadores da obra, o conhecimento histórico passa por um momento turbulento: fake news, perseguições a professores, negacionismos, preconceitos e outras tantas violências. Leia aqui um trecho do livro, que já está sendo vendido no site da editora.

Para marcar o lançamento, “Novos combates pela História” estará com 30% de desconto para compras realizadas até o dia 5 de maio de 2021, através do cupom Combates30. Basta aplicar o código no campo “cupom de desconto” na página de finalização de compra e clicar em “Adicionar”. Mas atenção: o campo para inserir o cupom só aparece na fase de pagamento. O benefício não é cumulativo com outras promoções e descontos.

Ana Paula Tavares

Subeditora do Café História. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais da Fundação Getúlio Vargas (PPHPBC/FGV) , bolsista CNPq. Possui graduação em Comunicação Social – habilitação jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2006). É formada em teatro pela Casa de Artes de Laranjeiras – CAL (2010). Estuda História Intelectual, Imprensa, Mediação Cultural na trajetória da jornalista Yvonne Jean.

Livro em destaque

"Várias faces da Independência" foi destaque em 2022, ano do bicentenário da independência brasileira. Reunindo os maiores especialistas no tema, o livro consegue falar de forma didática e problematizadora sobre as batalhas, as elites, as classes subalternizadas, a cultura e muitas outras dimensões de nosso complexo processo de independência. Livro de especialistas para não-especialistas. Clique na imagem para conferir o livro.

Nossa agenda

fevereiro 2025
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  

Leia também