Ainda sobre o Integralismo

17 de janeiro de 2020

Tema persiste no noticiário desde o atentado ao canal “Porta dos Fundos”

Agência Café História

Na véspera de Natal, a imprensa brasileira noticiou um ataque com coquetéis molotov a produtora do canal “Porta dos Fundos”. Rapidamente, um grupo de autoproclamado integralista assumiu a autoria do ataque. Desde então, o Integralismo voltou à tona.

Ainda sobre o Integralismo 1

Diante disso, o podcast História FM, capitaneado pelo historiador Icles Rodrigues, trouxe o professor Odilon Caldeira Neto da Universidade Federal de Juiz de Fora para conversar sobre a história desse movimento. Mais do que isso, o convidado aborda os neofascismos, tenta traçar rupturas e continuidades em relação aos fascismos históricos.

Para Odilon, o mais importante nesse momento é estudar profundamente estes grupos, não subestimá-los, e assim entender seus princípios e objetivos para, aí sim, traçar estratégias de como agir diante do avanço da violência e exclusão perpetrada pelos grupos com os quais os autoproclamados integralistas se alinham.

Para saber as novidades do podcast, visite o perfil @historiaFM no Twitter.

Escute esse e outros episódios nos seguintes lugares:

Spotify: http://bit.ly/HFMspotify

Apple: http://bit.ly/HFMapple

Deezer: http://bit.ly/HFMdeezer

Castbox: http://bit.ly/HFMcastbox

Pocket casts: https://pca.st/86lb

Google Podcasts: http://bit.ly/hstfmGP

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Tem pós-doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas e justiça no pós-guerra.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss