O site da Academia Brasileira de Letras (ABL) disponibiliza um serviço gratuito para ajudar quem possui dúvidas sobre ortografia e gramática da língua portuguesa, o “ABL responde”. Para utilizar o serviço, basta informar o nome, o e-mail e a dúvida.
O site não informa o tempo de resposta, mas informa que ele varia de acordo com a complexidade da dúvida, a demanda pelo serviço e o horário do envio. Nós fizemos um teste em uma manhã de dia útil e tivemos uma reposta em pouco menos de uma hora.
O serviço é fundamental para qualquer cidadão, mas pode ajudar principalmente professores e acadêmicos escrevendo projetos, trabalhos, artigos, monografias, dissertações e teses. O “ABL responde” pode ajudar em diversas frentes: emprego do hífen, uso da crase, grafia, pronúncias, acentuação, emprego de maiúscula e minúscula, concordâncias, pontuação, regência, pronomes e outros tantos.
De acordo com o site, a instituição, no desempenho deste serviço, “tem por fim a cultura da língua nacional. Isto significa que a língua deve ser cultivada na sua variedade padrão ou exemplar, tomando por modelo sua expressão literária. Tal finalidade limita a ABL ao registro dos usos tidos por modelares e corretos, bem como ao sistema ortográfico convencional, por se tratar da unidade da língua escrita”.
Boa iniciativa!
A brilhante iniciativa da ABL entra em frontal rota de colisão com o discurso de professores que,subestimando a norma culta, alegam que ao escritor basta se fazer entendido. Que pobreza!
Estou escrevendo minha dissertação de Mestrado, e no texto uso aspas em algumas palavras, mas a banca examinadora, na fase de qualificação, implica em dizer que aspas é somente para ser usada quando eu utilizar palavras estrangeiras. Portanto, gostaria de saber de fato se posso usar as aspas no texto científico. Qual permissibilidade?
Oi, Francisco. Tudo bem? Obrigado por escrever. Então, o Café História não presta este tipo de serviço. Neste caso, você deve usar o serviço que nós indicamos na notícia, o “ABL Responde”. Ou seguir as normas do seu programa de pós-graduação. Abraço!
Parabéns!!!! Adorei esta iniciativa tão nobre e útil para nós professores, mesmo que no Brasil atual, sejamos tão desvalorizados. Obrigada!!!!
Bom dia! Solicito ajuda para responder a questão abaixo.
“Ter o dinheiro na mão é uma certeza de que ele não será tomado pelo banco.”
Por favor, gostaria que julgasse a questão 1 como verdadeira ou falsa e me explicasse o motivo.
Questão 1) “uma certeza de que ele não será tomado pelo banco” tem a função predicativa( de predicativo).
Obrigado!
José. Não prestamos esse tipo de serviço. Você leu nossa notícia?