Dentro das comemorações do cinquentenário de criação do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, a Casa Acervo anuncia a abertura do arquivo pessoal do editor Jorge Zahar (1920-1998), doado pela família em janeiro de 2020 e, após três anos de reunião, organização e classificação, franqueado à consulta pública, a partir de março de 2023.
Para marcar esse momento, a FGV CPDOC promove um evento com duas mesas dedicadas a analisar a trajetória de Zahar e os potenciais da pesquisa em seu acervo pessoal, seja para a história editorial do país no século XX, seja para a memória das Ciências Sociais no Brasil. O evento ocorre na próxima sexta-feira, 31 de março. Clique aqui para conhecer a programação completa e fazer a sua inscrição, que é gratuita.
Jorge Zahar
Jorge Zahar foi um editor brasileiro que fundou a editora que leva o seu nome, a Editora Jorge Zahar, em 1987. Zahar foi um importante protagonista no mercado editorial brasileiro, sendo responsável pela publicação de obras importantes e inovadoras nas áreas de psicologia, filosofia, ciências sociais, história, literatura e artes, entre outras. Ele também foi responsável por trazer para o Brasil importantes obras internacionais, como as coleções “Biblioteca Freudiana” e “Biblioteca de Ciências Sociais”. Zahar faleceu em 2014, mas a Editora Jorge Zahar continua a ser uma das mais importantes editoras brasileiras, com um catálogo diversificado e de qualidade. Em 2017, o jornalista Paulo Roberto Pires escreveu uma biografia de Zahar: “A Marca do Z: A vida e os tempos do editor Jorge Zahar”. Pires é um dos convidados do evento que ocorre na FGV.
Com informações do CPDOC/FGV