O ano de 2019 foi marcado pelas imagens da catedral mais famosa do mundo em chamas, cenas tão intensas que provocaram uma sensação de perda até entre não religiosos. O colapso do pináculo, testemunhado por milhares de pessoas, sinalizou o fim de uma obra-prima da arquitetura que se tornou um ícone de Paris.
Neste livro, com uma escrita concisa e poética, a tragédia de 2019 é ponto de partida para uma investigação acerca do surgimento da catedral e das inúmeras mudanças pelas quais passou, dissolvendo a ideia de que Notre-Dame sempre existiu daquela maneira. Pelo contrário, ao longo de séculos sofreu ataques, destruições, reformas e ampliações.
Mais importante do que isso, a grande Dama foi palco dos maiores acontecimentos da França – das disputas entre católicos e protestantes na Idade Média à Segunda Guerra Mundial –, transformando-se em um símbolo a partir do qual é possível narrar à história do ocidente e a relação complexa entre governo e religião.
Aliando uma escrita que mescla o jornalismo literário à pesquisa acadêmica, Poirier convida o leitor para um percurso de 850 anos na história da catedral que sempre foi muito mais do que apenas um espaço litúrgico e que, mesmo depois do incêndio, continuará presente com imensa força no imaginário ocidental.
Para Agnès Poirier o ocorrido foi mais do que um incêndio em um ponto turístico, pois abalou certezas. Afinal, se um monumento que sobreviveu à guerras e invasões por quase um milênio podia desabar de uma hora para a outra, o que isso nos diz sobre a história da humanidade? Será que a fraternidade, a liberdade e a igualdade também não poderiam ser consumidas pelo fogo?
A edição da DBA Literatura conta com um caderno de imagens especialmente selecionadas. Ao todo, são 16 imagens coloridas entre fotos, gravuras e desenhos. A mais antiga é de 1495 e a mais atual é de 2019 após o incêndio.
Sobre a autora
Nascida em Paris e vivendo em Londres, Agnès Poirier é escritora e jornalista. Atuou em veículos de comunicação como BBC, CNN, Guardian, Le Monde, Le Figaro Observer, The Times, entre muitos outros. Publicou Left Bank: Art, Passion and the Rebirth of Paris, 1940-50, livro de grande sucesso sobre frequentadores da Rive Gauche.
Tenho plena convicção de que se trata de um excelente livro. Muito contribuirá na ampliação de nossos conhecimentos históricos da atualidade, decorrente de uma historiografia de qualidade.
muito bom esse site gostei muito do conteudo dele.vou passar aqui mais vezes durante a semana para acompanhar seu conteúdo. abraços
Valeu, Augusto. Seja muito bem-vindo!
Que legal! Adorei o site e já vou procurar esse livro!!
[…] Café História: A história do mundo contada através dos 850 anos da Notre-Dame […]