Nesta terça-feira, número de mortos pela COVID-19 nos Estados Unidos ultrapassou a marca dos 58 mil.
Dois meses após o presidente Donald Trump minimizar a pandemia do novo coronavírus, os Estados Unidos tornaram-se não só o epicentro da doença no mundo, ultrapassando o número de 1 milhão de infectados, como ainda romperam a barreira dos 58 mil mortos, uma marca sombria: a partir de agora, mais americanos morreram em decorrência da pandemia do que na Guerra do Vietnã, uma das mais traumáticas da história do país.
Em menos de três meses desde a primeira morte confirmada, o COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, matou 58.365 pessoas nos Estados Unidos, segundo a Universidade Johns Hopkins. Na Guerra do Vietnã morreram 58.220 militares norte-americanos.
Proporção assustadora
De acordo com o site de notícias NPR, a comparação esconde um dado ainda mais assustador. Embora o número de vidas perdidas nos EUA durante a pandemia e o número de mortos na Guerra do Vietnã sejam praticamente os mesmos agora, a taxa de mortalidade por coronavírus no país é consideravelmente maior. Atualmente, a doença vitimou cerca de 17,6 civis para cada 100.000 habitantes. Em 1968, o ano mais mortífero para os EUA no Vietnã, o número de mortos foi de 16.899, cerca da metade da taxa da pandemia – 8,5 soldados foram mortos para cada 100.000 habitantes dos EUA.
A revista Intelligencer destacou que a correspondente de Washington em Nova York, Olivia Nuzzi, levantou a comparação em coletiva de imprensa com o presidente Trump: “Se um presidente americano perde mais americanos ao longo de seis semanas do que morreu em toda a guerra do Vietnã, ele merece ser reeleito?” De acordo com o veículo, diante da pergunta, Trump limitou-se a dizer que o número de mortes nas “projeções originais” sem distanciamento social seria de 2,2 milhões.
Com informações de Intelligence e NPR.
Como citar esta notícia
CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. Mais americanos morreram devido ao novo coronavírus do que na Guerra do Vietnã (Notícia). In: Café História – história feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/mais-americanos-morreram-coronavirus-guerra-do-vietna. Publicado em: 29 abr. 2020. ISSN: 2674-5917. Acesso: [informar a data].