Periódico acadêmico é um dos mais importantes no campo da Teoria da História e da Historiografia. Objetivo é arrecadar 20 mil reais.
Bruno Leal | Agência Café História
O periódico acadêmico online “História da Historiografia” deu início a uma nova campanha de financiamento coletivo. O objetivo é arrecadar R$ 20 mil reais através do site “Vakinha”. O montante será utilizado para equacionar dívidas, planejar os próximos números e manter a estrutura editorial básica da publicação. Até o momento, 51 pessoas fizeram doações, totalizando R$ 8.105,00. A campanha foi criada no último dia 31 de março e se estende até o próximo dia 31 de julho. Para contribuir, basta preencher um rápido formulário online. Não existe valor mínimo ou máximo e é possível fazer a doação usando boleto bancário, cartão de crédito ou bitoin. Clique aqui para conferir.
Em geral, as revistas acadêmicas são mantidas através de editais de financiamento e pelo auxílio dos programas de pós-graduação aos quais se encontra vinculada. Contudo, diante da crise financeira que o país atravessa e dos sucessivos cortes nas verbas universitárias, a revista “História da Historiografia”, assim como outras publicações do gênero, vem encontrando dificuldades para custear algumas de suas demandas.
Na experiência anterior de crowdfunding (termo inglês para “financiamento coletivo”), em 2015, o periódico arrecadou pouco mais de 14 mil reais por meio de 150 contribuições. O valor foi utilizado para pagar os honorários atrasados de 2014 e 2015.
Periódico de excelência
Fundada há dez anos, “História da Historiografia” é uma publicação interinstitucional da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia, do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O periódico publica artigos, resenhas, entrevistas, textos e documentos historiográficos de interesse para os campos da história da historiografia, teoria da história e áreas afins. Tem por missões divulgar textos de teoria da história e história da historiografia, e promover o intercâmbio de ideias e resultados de pesquisas entre investigadores dessas duas áreas correlatas.
A revista possui Qualis A1 (o mais alto na classificação acadêmica) e é indexada nos seguintes serviços: Scopus | Elsevier, Gale|Cengage Learning, EBSCO (Historical Abstracts), Latindex, CLASE | Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades, e-revist@as, Sumários de Revistas Brasileiras, Google Acadêmico, LivRe!, Harvester2, Directory of Open Access Journals (DOAJ), Portal de Periódicos da CAPES, European Reference Index for the Humanities.