Nos dias 19 e 20 de setembro de 2024 acontece o Seminário “Vida cotidiana nas Trincheiras da Primeira Guerra Mundial”, que será ministrado pelo historiador Bruno Leal, professor de História Contemporânea do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (UnB). Ele também é o criador do Café História.
“Quando falamos da Primeira Guerra Mundial, falamos muito sobre as batalhas, os novos armamentos, as estratégias militares, as origens e os desdobramentos do conflito. Isso tudo é muito importante. Mas precisamos falar mais da vida cotidiana, da história social, explorar a vida e os sentimentos dos soldados que participaram dos combates. Eles têm muito a dizer, e a partir dessas falas podemos compreender melhor as nuances da Grande Guerra. Neste curso, nosso foco serão as trincheiras, mais particularmente as trincheiras da Frente Ocidental. Mais do que um sistema de posição e fortificação, as trincheiras eram um ecossistema cultural, extremamente dinâmico e complexo”, sublinha Leal.
O seminário será dividido em dois encontros online e ao vivo, por meio de plataforma Sympla, que utiliza a ferramenta Zoom para a transmissão. Cada encontro terá duas horas de duração e cerca de 30 minutos deste tempo será destinado ao debate e momento de perguntas. Os encontros ocorrem entre 18h30 e 20h30.
Não pôde assistir os seminários ao vivo? Não se preocupe. O material será gravado e estará disponível por 60 dias na plataforma Sympla. Ao final do curso, todos os inscritos receberão um certificado de participação, com 4 horas de carga-horária. O curso não conta com avaliação.
O valor do seminário é R$ 39,90. É possível pagar com cartão de crédito, PIX e boleto. O pagamento pode ser parcelado em até 6x de R$ 7,49. Qualquer pessoa pode participar, sem pré-requisitos.
VIDA COTIDIANA NAS TRINCHEIRAS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Inscrições abertas
Datas, títulos e horários dos encontros
Encontro 1 – 19/09, 18h30-20h30: Sobrevivência nas trincheiras
Encontro 2 – 20/09, 18h30-20h30: Cultura e sociedade das trincheiras