A Biblioteca Nacional do Brasil lançou uma exposição virtual que mostra a história e a cultura dos irlandeses no Brasil, desde o período colonial até os dias atuais. A exposição, intitulada “Irlandeses no Brasil”, é uma parceria com o Consulado Geral da Irlanda no Brasil e pode ser acessada gratuitamente pelo site da Biblioteca Nacional Digital.
A exposição reúne documentos, fotografias, mapas e objetos que contam as histórias de imigrantes irlandeses e seus descendentes no Brasil, bem como de brasileiros que tiveram contato com a Irlanda. Entre os destaques estão cartas de Roger Casement, cônsul britânico que denunciou os abusos contra os indígenas na Amazônia e se tornou um herói nacional irlandês; partituras de Pixinguinha, compositor brasileiro influenciado pela música irlandesa; e retratos de personalidades como o escritor Oscar Wilde e o líder revolucionário Padre Cícero.
A exposição também reconhece o significativo número de ficcionistas, poetas e dramaturgos irlandeses, cujas obras traduzidas têm grande repercussão no Brasil. Entre eles estão James Joyce, autor de Ulysses, considerado um dos maiores romances do século XX; Samuel Beckett, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1969; e W.B. Yeats, um dos fundadores do renascimento literário irlandês.
A exposição virtual “Irlandeses no Brasil” pode ser visitada aqui.
O livro do historiador Bruno Leal, professor da Universidade de Brasília, é destaque na categoria “historiografia” e “ensino e estudo”da Amazon Brasil. Livro disponível para leitura no computador, no celular, no tablet ou Kindle. Mais de 60 avaliações positivas de leitores.