The Belgian historian analyzes cases of censorship, persecution and even deaths of historians by governments and regimes that have tried to control the writing of history.
Historiador belga estuda casos de censura, perseguição e até mesmo de mortes de historiadores por parte governos e regimes que tentam controlar a escrita da história. Entrevista feita por Pedro Teixeirense.
O que é sionismo, essa palavra que é repetida toda hora nos livros de história e na imprensa? Para nos ajudar a responder, nós convidamos o professor Michel Gherman, da Universidade Ben Gurion, de Israel.
De acordo com professor de história, é preciso destacar o esforço em se recuperar a história de homens e mulheres negros que existiram no Brasil, mas que por muito tempo foram deixadas de lado.
Nunca chegou a acontecer uma substituição do trabalho indígena pelo trabalho do negro escravizado. Os povos originários seguiram sendo largamente requeridos pelas economias e sociedades coloniais.
"Precisamos explicar de forma clara e concisa às pessoas sem formação acadêmica como o nosso conhecimento é produzido e os métodos que nós utilizamos em nossas atividades acadêmicas”.
cording to Tanya Evans, professor at the University of Macquarie (Sidney, AU), “we need to explain how our knowledge is constructed and the methods we use in clear and concise ways to people not trained as historians through the academic pathways we
O Café História lançou na última semana o seu mais novo projeto de divulgação científica, um “mini-podcast” no qual diversos especialistas explicam em áudios de até 6 minutos conceitos, acontecimentos, personagens e questões historiográficas. O objetivo do projeto é explorar novas linguagens