A Segunda Guerra Mundial é um dos assuntos históricos mais representados no cinema. As produções começam ainda no imediato pós-guerra com o neorrealismo italiano e se estendem até os dias atuais. Apesar da rica cinematografia, diretores e roteiristas ainda continuam encontrando novas dimensões do conflito.
A lista abaixo tem duas partes. A maioria dos filmes explora questões ligadas ao front ocidental, e são produções de países ocidentais, embora nem sempre de países no centro do capitalismo. Há, por exemplo, o filme brasileiro “A Estrada 47”, de Vicente Ferraz. Para quem gosta de histórias do leste, destacamos a super produção russa “Stalingrado”, o clássico de Spielberg “Império do Sol” e a história polonesa de “Agnus Dei”. Muitos filmes ficaram de fora, mas prometemos outras listas!
1. A Estrada 47 (Prime)
“A Estrada 47″ (Brasil, 2013) é um filme brasileiro dirigido por Vicente Ferraz que retrata a história de um grupo de soldados brasileiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial. Após um desembarque malsucedido na Itália, os soldados ficam presos em um vilarejo e precisam encontrar uma maneira de retornar à base aliada. Com poucos recursos e enfrentando desafios como falta de água e comida, o grupo segue na tentativa de sobreviver em um ambiente hostil e desconhecido.
2. A Lista de Schindler (Netflix)
“A Lista de Schindler” (EUA, 1993) é um filme clássico de Steven Spielberg que retrata a história real de Oskar Schindler, um empresário alemão que, durante a Segunda Guerra Mundial, salvou a vida de mais de mil judeus poloneses do Holocausto. Schindler (Liam Neeson) é um homem de negócios oportunista que vê uma oportunidade de ganhar dinheiro ao abrir uma fábrica de utensílios de cozinha em Cracóvia, na Polônia ocupada pelos nazistas. Schindler contrata judeus para a fábrica que, do contrário, iriam para campos de concentração. Conforme a guerra avança e a perseguição aos judeus se intensifica, Schindler começa a perceber a gravidade da situação e o verdadeiro propósito do regime nazista. Determinado a salvar quantas vidas puder, Schindler utiliza sua influência e recursos para proteger seus funcionários da morte certa.
3. Dunkirk (HBO)
“Dunkirk” (Reino Unido, Holanda, França, Estados Unidos, 1947) é um filme dirigido por Christopher Nolan que retrata a evacuação de Dunkirk, uma cidade francesa cercada por tropas alemãs durante a Segunda Guerra Mundial. A história é contada em três perspectivas diferentes: a da praia, onde soldados britânicos e franceses estão encurralados e tentam desesperadamente escapar; a do mar, que segue a trajetória de civis britânicos que navegam em seus barcos em direção a Dunkirk para ajudar na evacuação; e a do ar, que mostra a batalha aérea entre aviões britânicos e alemães que protegem ou atacam a evacuação. Filme fez grande sucesso na época do lançamento.
4. Adeus, Meninos (Mubi)
“Adeus, Meninos” (França, 1987) é um filme de Luis Malle. A história se passa na França ocupada pelos nazistas, e conta a história de Julien Quentin, um menino de 12 anos que estuda em um colégio católico. O filme mostra o dia a dia num colégio, onde alunos e professores levam uma vida normal sob o domínio alemão. Mas a chegada de um novo aluno, Jean Bonnet, que é judeu, muda tudo. Julien e Jean se tornam amigos, mas Julien descobre que o amigo está sendo escondido no colégio pelos padres.
5. 13 minutos (Prime)
“13 Minutos” (Alemanha, 2015) é um filme de Oliver Hirschbiegel baseado em fatos reais que retrata a tentativa de assassinato de Adolf Hitler por Georg Elser, um carpinteiro alemão. O filme mostra a trajetória de Elser, desde sua infância até o momento em que ele decide agir contra o regime nazista, em 1939.
O livro do historiador Bruno Leal, professor da Universidade de Brasília, é destaque na categoria “historiografia” e “ensino e estudo”da Amazon Brasil. Livro disponível para leitura no computador, no celular, no tablet ou Kindle. Mais de 60 avaliações positivas de leitores.
6. Agnus Dei (Netflix)
“Agnus Dei” (França, Polônia, 2016) é um filme de Anne Fountaine. Também baseado em fatos reais, a história se passa na Polônia ocupada pelos soviéticos, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. O filme retrata a história de Mathilde, uma jovem médica francesa que trabalha para a Cruz Vermelha e chamada para ajudar freiras polonesas estupradas pelos soldados soviéticos e estão grávidas.
7. O Resgato do Soldado Ryan (Prime)
“O Resgate do Soldado Ryan” (EUA, 1998) é um filme icônico de Steven Spielberg. Vencedor de vários Oscars. Ele que retrata a história de um grupo de soldados americanos enviados para a Normandia, durante a Segunda Guerra Mundial, para resgatar o soldado James Ryan, cujos irmãos morreram em combate. O filme é marcado por cenas de batalha extremamente realistas e violentas.
8. A Queda (Netflix)
“A Queda” (Alemanha, Áustria, 2004) é um filme de Oliver Hirschbiegel que retrata os últimos dias do ditador nazista Adolf Hitler, dentro do seu abrigo subterrâneo em Berlim, durante o final da Segunda Guerra Mundial. O filme é baseado em relatos de testemunhas oculares e em entrevistas com pessoas que estiveram presentes naqueles momentos finais. É desta filme a clássica cena do “chilique” de Hitler que virou meme global.
9. Paisá (Telecine)
“Paisà” (Itália, 1946) é um filme de guerra de Roberto Rosselini que retrata a ocupação italiana pelos Aliados, durante a Segunda Guerra Mundial. O filme é um marco do cinema neorrealista italiano. É composto por seis episódios, cada um mostrando um momento diferente da ocupação, desde a invasão da Sicília até a libertação de Veneza.
10. Império do Sol (HBO GO)
“Império do Sol” (EUA, 1987) é um filme de Steven Spielberg baseado no romance de J.G. Ballard. O filme retrata a história de um jovem inglês, Jim Graham, separado de sua família durante a ocupação japonesa em Xangai, durante a Segunda Guerra Mundial. Jim é levado a um campo de concentração, onde enfrenta diferentes dificuldades, mas também descobre amizade e união. Filme que envelheceu bem com o tempo.
11. Stalingrado (Apple TV)
“Stalingrado” (Rússia, 2013) é um filme de guerra dirigido por Fedor Bondarchuk, que retrata a Batalha de Stalingrado, um dos episódios mais cruciais e sangrentos da Segunda Guerra Mundial. O filme conta a história de um grupo de soldados soviéticos que tentam sobreviver em meio às ruínas da cidade sitiada pelos nazistas e que encontram inesperadamente uma jovem russa que luta pela sobrevivência.