Não foi fácil fazer essa lista. O catálogo da Netflix Brasil fica devendo muitos bons documentários, especialmente aqueles que podemos chamar de “históricos”. Por exemplo: não há na plataforma “Cabra marcada para Morrer”, obra-prima de Eduardo Coutinho, talvez o maior documentarista brasileiro de todos os tempos, e até onde sei, não há nenhum documentário sobre a ditadura militar brasileira no acervo (se houver, diz aí nos comentários). Seria ótimo poder encontrar no acervo um documentário como “O Dia que durou 21 anos”, do Camilo Tavares. Também não há nenhum documentário do Silvio Tendler, autor de clássicos como “Jango” e “Os anos JK”. Enfim, o catálogo brasileiro tem muito a melhorar, sobretudo no que diz respeito a produções brasileiras e latino-americanas. Mas esta é uma lista do que há por lá e não do que não há!
Apesar das ausências, há ótimas opções para maratonar. Optei por não incluir na lista séries documentais. Desta forma, não entram na lista ótimos títulos, como “Guerras do Brasil” e “O Monstro ao Lado”. Há produções do Netflix e de terceiros; há documentários brasileiros e estrangeiros. Um dos mais badalados nas redes sociais no momento em que escrevo este texto é o musical “AmarElo”, que usa como fio condutor um show realizado pelo talentoso artista Emicida no Theatro Municipal de São Paulo.
O livro do historiador Bruno Leal, professor da Universidade de Brasília, é destaque na categoria “historiografia” e “ensino e estudo”da Amazon Brasil. Livro disponível para leitura no computador, no celular, no tablet ou Kindle. Mais de 60 avaliações positivas de leitores.
Não incluí documentários sobre Segunda Guerra Mundial. Embora eu estude o tema há anos, há muitas listas que já contemplam o tema; procurei, ao invés disso, abordar outros passados, outras vozes, outros atores políticos e sociais. Mas para quem gosta de da Segunda Guerra Mundial, a lista traz um documentário excelente sobre o julgamento de um criminosos nazista, “O Contador de Auschwitz”. Há um documentário que eu não gosto tanto – “Democracia em Vertigem” – mas que achei importante colocar. Enfim dá uma conferida na minha lista e compartilhe os seus achados nos comentários.
#1 AmarElo – É tudo pra ontem
O documentário explora todo o processo de criação do projeto AmarElo, do músico e militante negro, Emicida. Criado em estúdio, AmarElo foi apresentado no Theatro Municial, em São Paulo, 2019, em um show que abordou a história da cultura negra no Brasil.
#2 A 13a Emenda
Discute a décima terceira emenda à Constituição dos Estados Unidos – “Não haverá, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar sujeito a sua jurisdição, nem escravidão, nem trabalhos forçados, salvo como punição de um crime pelo qual o réu tenha sido devidamente condenado” – e seu terrível impacto na vida dos afro-americanos.
#3 O Contador de Auschwitz
Décadas depois da Segunda Guerra, um ex-oficial alemão da SS vai a julgamento em seu país após ser acusado de ter sido cúmplice do assassinato de judeus em Auschwitz.
#4 A vida e a arte de Stanislaw Szulaskski
Pintor e escultor, Stanislav Szukalski reimaginou a arte polonesa, criando uma espécie de mitologia própria através de suas pinturas e desenhos. Ele parecia destinado à grandiosidade, mas com a chegada da Segunda Guerra Mundial, quase todo seu trabalho foi perdido. Através de entrevistas com Szukalski, imagens de arquivo e conforme novos artistas descobrem sua obra, conta-se a extraordinária história de sua vida.
#5 Women at War 1914-1918
Na Europa em guerra, elas formavam um exército de esposas e mães. Mas suas batalhas eram travadas fora das trincheiras.
#6 What Happened, Miss Simone?
Conheça a vida da cantora, pianista e ativista Nina Simone com gravações inéditas, imagens raras de arquivo, cartas e entrevistas de pessoas próxima da cantora. O documentário retrata uma das artistas mais incompreendidas de todos os tempos.
#7 Democracia em Vertigem
Documentário brasileiro de 2019 dirigido por Petra Costa, que retrata os bastidores do impeachment da presidenta do Brasil Dilma Rousseff, o julgamento de seu antecessor Luiz Inácio Lula da Silva, o pleito que elegeu o candidato de extrema-direita Jair Bolsonaro e a crise político-econômica no país.
# 8 O Sal da Terra
Conheça a trajetória do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, desde seus primeiros trabalhos em Serra Pelada, o registro da miséria na África e no Nordeste do Brasil até sua obra-prima, “Gênesis”.
#9 O Barato de Iacanga
Os bastidores do Festival de Águas Claras, o mais lendário festival alternativo dedicado à música brasileira. Fazendo sucesso entre a década de 1970 e de 1980, era também conhecido como o “Woodstock do Brasil”.
#10 A morte e vida de Marsha P. Johnson
Documentário sobre o legado político deixado por Marsha P. Johnson, a estrela da TV americana e lendária figura do gueto gay de Nova York, conhecida por muitos como a “Rosa Parks do mundo LGBT”. Ao lado de Sylvia Rivera, Marsha foi a responsável por fundar a Transvestites Action Revolutionaries, um grupo de ativistas trans do país.
Como citar esta lista
CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. 10 documentários sobre história para ver no Netflix (Artigo). In: Café História. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/10-documentarios-sobre-historia-no-netflix/. Publicado em: 18 dez. 2020. ISSN: 2674-5917.