Pesquisadores disponibilizam download gratuito de livro sobre Ensino de História

4 de julho de 2017
2

Publicado em 2010, livro tem origem nos debates e reflexões do GT de Ensino de História e Educação da ANPUH/RS.

Por Bruno Leal | Agência Café História

“Ensino de História – desafios contemporâneos” foi organizado e publicado em 2010 por Véra Lucia Maciel Barroso, Nilton Mullet Pereira, Maria Aparecida Bergamaschi, Sirlei Teresinha Gedoz e Enrique Serra Padrós, em comemoração dos 15 anos do grupo de trabalho e suas Jornadas de Ensino. Como os autores não possuem mais livros impressos há um bom tempo, resolveram colocá-lo à disposição de todos através do formato PDF. Para fazer o download gratuito – e legal deste importante livro – clique aqui.

– Apresentamos um livro que expressa uma multiplicidade de pesquisas e experiências que, na sua diversidade, agrega e encaminha possibilidades de reflexão sobre as questões que emergem do e no ensino de História. Agrupamos os textos em cinco partes: I. Ensino de História e Educação Patrimonial; II. Políticas e Ensino de História; III. Questões étnicas e Ensino de História; IV. Currículos e Ensino de História; V. Ensino de História: Estratégias Contemporâneas – sublinham os autores na introdução da obra.

Ensino de História - capa do livro
Versão impressa do livro encontra-se esgotada.

No total, o livro, que tem quase 300 páginas, possui 18 artigos, que versam sobre os mais diferentes temas. Vanderlise Machado Barão e Gerson Wasen Fraga, por exemplo, escrevem o “O nativo e a nação: a formação da nacionalidade brasileira e a figura do índio integrado”. Já Alessandra Gasparotto e Enrique Serra Padrós escrevem “A ditadura civil-militar em sala de aula: desafios e compromissos com o resgate da história recente e da memória”. Ampla e democrática, obra deve despertar grande interesse de professores de História.

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Tem pós-doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas e justiça no pós-guerra.

2 Comments Leave a Reply

  1. Sem tê-lo lido, apenas em vista de alguns dos títulos de seus papers, é provável que se trate, como um todo, de uma peça investigativa de primeira ordem. Uma resenha do mesmo está em ordem.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss